Lets play the Game.

Game & Música: Comemorando os 18 anos de Ocarina of Time


O ano de 2016 vem sendo marcante para os nerds por muita coisa, em especial pelo aniversário de grandes clássicos: são 30 anos de Saint Seiya, 24 de Yu Yu Hakusho, 18 de Metal Gear Solid, 20 anos de Sakura Card Captors, Pokémon, do primeiro Tomb Raider, 15 anos de Super Smash Bros. Melee... É gente pra caramba! E imagine que ainda tem outro nome pra jogar na roda: Ocarina of Time.

No dia 21 de novembro de 1998 era lançado The Legend of Zelda: Ocarina of Time pra Nintendo 64, e até hoje é delicioso falar do game. Parece que ele nunca ficou velho, ficado chato, obsoleto, é um dos momentos da história dos games que eu mais gosto. Então que forma melhor de comemorar se não for dedicando um Game & Música a trilha sonora de OoT, aquela que você mais ama e respeita?

Vem comigo.


A fama que dura até hoje

Ocarina of Time é incrível, mas a força do game não vem de um elemento específico, e sim da soma de fatores, em especial a combinação roteiro x trilha sonora, que expande e aprofunda a experiência do jogador: não é só música para preencher o vazio caso o fosse só o som ambiente, aquela coisa linear bem comum da geração 16 bits de tema da fase > tema do chefão e repetir a fórmula até o fim. É coisa de filme: tem momento de rir, chorar, criar apego, passar raiva, aquele clímax que deixa você wow, sabe?

Ou então um motivo ainda mais "bobo" e simples: a música é parte fundamental do jogo! Com as canções aprendidas você avança, volta, faz coisas, imobiliza inimigos, o que também dá um reforço na importância musical. Tudo isso é obra do Koji Kondo, japonês famoso entre os fãs da Big N pelas trilhas que produziu: Punch-Out!!!, Duck HuntSuper Mario World., Star FoxSuper Smash Bros. Melee (!), e vários jogos da série Mario e Zelda. Então, é. Ocarina of Time ficou em boas mãos

(E o detalhe mais bobo ainda: ser produzido/dirigido pelo Shigeru Miyamoto)


Faixas favoritas

A missão de escolher faixas não é assim tão fácil. Mesmo os efeitos sonoros como o tananana de quando você abre o baú marcaram época. Mas dá pra tentar fazer um top 5 das favoritas, bora lá:

Market


Depois que você zera o game e ouve essa música, fica o sentimento de se a gente soubesse a m@#% que viria depois. Porque é uma música bem cara de folclórica/medieval/renascentista, o som que você fecha os olhos e imagina um mercado ao estilo Xena cheio de barracas, vendedor gritando promoções, crianças brincando, um artista de caravana se apresentando, gente conversando... Bem ao estilo do mercado de Hyrule mesmo.

Hryule Castle Courtyard


Eu amo essa música porque ela é descontraída feito o momento que ela embala: quando o Link entra no castelo da Zelda e precisa passar despercebido pelos guardas andando no jardim da família real. Ok, as coisas fogem do controle e ficam nada divertidas depois, mas é que você passar por eles na base do stealth, se for pego, voltar do zero, é um "mini game" bem divertido. (e que por exemplo, também tem em Minish Cap)

Kotake & Koume


As bruxas irmãs são chefes do Templo do Espírito, e vencê-las não chega ser tão difícil nem mesmo na forma unida, Twinrova, e o final é meio tragicômico: as duas não entendem que morreram e a "coisa" em cima das cabeças delas são auréolas, pois elas morreram, risos. É difícil explicar, mas o tema delas tem essa pegada de "música de bruxa."

Goron City



Essa é outra música que tem cara de alguma coisa. Sabe a música das fases subterrâneas de Super Mario World? A semelhança na alma da música é bem grande. Motivo? Koji Kondo compôs a trilha sonora de ambos os games! Rá. Goron City realmente tem essa cara de "tema de alguma coisa no subterrâneo" que combina muito com o ar descontraído dos Gorons, principalmente o líder deles, Darunia.

Gerudo Valley


A regra é clara: o melhor sempre fica para o fim. E como definir o amor por Gerudo Valley? Difícil. Essa pegada Bamboleo é gostosa demais mesmo na versão original, já muito bem tocada mesmo. É a trilha perfeita para a área dos Gerudos, é a música que nunca fica ruim independente da versão.

Ouça: Hyrule Symphony 


Eu não poderia terminar o Game & Música sem indicar Hyrule Symphony, uma das três versões oficiais da trilha sonora, e uma das mais famosas entre os fãs. Lançado em 1999 pela SM Records Ltd., o CD traz as composições de Koji Kondo com co-arranjos de Ryuichi Katsumata, pedida obrigatória para quem quer conhecer mais do universo tão querido de OoT. Dica quente! Pode relaxar e soltar o play:



Tracklist:
1. Title
2. Kokiri Forest
3. Hyrule Field
4. Hyrule Castle
5. Lon Lon Ranch
6. Kakariko Village
7. Death Mountain
8. Zora's Domain
9. Gerudo Valley
10. Ganondorf
11. Princess Zelda
12. Ocarina Medley
13. The Legend of Zelda Medley
0 Komentar untuk "Game & Música: Comemorando os 18 anos de Ocarina of Time"

Back To Top